Tratamento com Sedação
Hoje em dia , a ansiedade, o medo e as fobias ao tratamento odontológico já podem ser controladas com as técnicas de sedação. Existem três formas para a sedação do paciente
Medicamentos intra oral
É administrada uma droga via oral, com efeito sedativo que possibilitará um tratamento odontologico mais tranquilo. Apesar do custo baixo, a grande desvantagem desta técnica é que o paciente ficará sedado por um longo período de tempo, não podendo efetuar suas atividades habituais como trabalho, dirigir veículos, e tarefas de grande responsabilidade. Pode causar dependência química pelo medicamento.
Sedação inconsciente
É feita a administração de drogas sedativas via oral e endovenosa, por um anestesista dentro do consultório odontológico. Apesar de não ser uma anestesia geral, é somente é indicada para procedimentos longos ou onde seja necessária a perda da consciência do paciente. O custo é mais elevado pois a há a necessidade da presença de um medico anestesista no local.
Sedação consciente inalatória
É administrado um gás de oxido nitroso e oxigênio, pela via respiratória através de uma mascara nasal. O efeito traz uma sensação agradável de relaxamento, proporcionando um tratamento com muita tranquilidade. A grande vantagem é a reversibilidade do efeito sedativo pois assim que interrompemos a administração do gás , seu efeito cessa podendo o paciente retornar a suas atividades imediatamente. Ele difere da anestesia geral pois não há perda da consciência, e é totalmente seguro pois a técnica é acompanhada simultaneamente de uma medição do oxigênio no sangue (oximetro digital de pulso) e de uma monitoração cardíaca por um electrocardiograma. Esta técnica de sedação, de baixo custo, e que já é muito utilizada na Europa e nos Estados Unidos necessita de profissionais capacitados e aparelhos sofisticados, já disponíveis aqui em nossa clínica.